Gestores públicos de 30 municípios participaram em Assis do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis. O foco do evento é promover a interação e facilitar a adoção de tecnologias inovadoras nas Prefeituras do Estado, que garantam maior inteligência da máquina pública. “A tecnologia facilita muito, não só a vida do cidadão, do contribuinte, mas de todo administrador”, disse o vice-prefeito de Assis, Márcio Aparecido Martins, durante a abertura do encontro na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).
Diversas cidades apresentaram seus cases de sucesso. Tarumã, por exemplo, demonstrou seu projeto piloto, com mais de 1400 alunos, em quatro escolas do ensino fundamental, para reconhecimento facial de frequência que permite uma conexão direta também com a central de alimentação, evitando desperdício, além dos pais terem acesso ao cardápio da merenda escolar. “E quando a criança não passa o pai recebe um SMS informando, de tal forma que dará segurança à família”, disse o prefeito daquela cidade.
Integração digital – O exemplo da cidade-sede do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista mostra a necessidade de integração entre os poderes Executivo e Legislativo na resolução das solicitações dos moradores. A informatização da Câmara de Vereadores de Assis é que deu início ao processo na Prefeitura, uma vez que os documentos tramitam por meio eletrônico entre gabinetes dos vereadores e secretarias municipais. “O sistema é dinâmico e a Prefeitura usa para ter agilidade. A tecnologia é algo que vai fazer as nossas cidades crescerem mais rápido”, afirmou o então gestor de Tecnologia da Prefeitura de Assis, Adriano Romagnoli.